Navegação de Posts

Fumar no narguilé significa risco de perder dentes e ter câncer

Fumar no narguilé é mais prejudicial que o cigarro, alerta a Organização Mundial da Saúde. O narguilé é um cachimbo de água, utilizado em rituais que se prolongam de 40 minutos a uma hora, deixando o usuário mais tempo exposto à nicotina, às substâncias cancerígenas do tabaco e ao monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células, aumentando, portanto, o risco para várias doenças. ” 40 minutos de narguilé equivalem a 100 cigarros”, compara a cardiologista Jaqueline Scholz Issa, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas. ” No narguilé, a concentração de monóxido de carbono do tabaco é maior por causa da combustão do carvão”, explica a especialista
A médica explica também que A ÁGUA DO NARGUILÉ NÃO FILTRA, ELA SOMENTE ESFRIA A FUMAÇA,potencializando, portanto, a perda de dentes, câncer na boca e inúmeras outras doenças. Além disso, têm mangueiras compartilhadas, tornando os usuários candidatos a herpes, hepatite ou até tuberculose.
NARGUILÉ é formado por uma peça central, que parece um vaso e onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho ,onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira ,por onde se aspira a fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguilé e termina numa piteira. Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. O princípio do narguilé é a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. Água que resfria a fumaça , possibilitando levar ao organismos maior quantidade dos produtos nocivos do tabaco, dos aromatizantes e do carvão.
A diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo, cardiologista Jaqueline Scholz Issa , responde perguntas enviadas à campanha da Jovem Pan:– Mônica de Mora da Costa: Quais são os malefícios do uso continuado do narguilé? È igual ao tabaco?

–Dra. Jaqueline Scholz Issa:”É igual ao tabaco. O fumo utilizado no narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células) e sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão.Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.”

–Marcos José de Faria: “Qual a origem do narguilé? A planta é tabaco? Vários amigos meus dizem que provoca euforia, é verdade?”

–Dra.Jaqueline Scholz Issa:”Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que teria sido inventado na Índia do século XVII. Na China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Com os árabes, passou a ser utilizado em grupo, acompanhado de café As cruzadas também espalharam o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países.[No Brasil, o narguilé foi trazido por trazido por turcos, libaneses e judeus. Para fumar, é utilizado tabaco. Maconha e crack também estão sendo fumados no narguilé. E há grupos de adolescentes que estão trocando a água do narguilé por bebida.Causas da perigosa euforia relatada por amigos.

–Miriam do Vale Mendes: É verdade que o narguilé veio com os árabes e muçulmanos para o Brasil? Ele é uma droga? É tabaco ou alguma outra coisa?</p>

–Dra. Jaqueline Scholz Issa:”Para o Brasil, foi trazido por turcos, libaneses e judeus. O que se fuma no narguilé – tabaco – é droga. Há também quem utilize maconha, bebida e crack, potencializando os riscos dessas drogas.”
–Rafael Costade Souza :Por que que o narguilé está tão popular nas festas de SP ? Quem tem o interesse em divulgar mais este consumo de tabaco ? Ele é ilegal ? É proibido por lei ?Vicia ? É droga ?

–Dra. Jaqueline Scholz Issa:” Está popular nas festas,porque se criou o falso conceito de segurança, incentivado pela falsa idéia de que é inócuo.Os pais compraram a idéia de que não tem perigo . Falso e perigoso conceito porque fumar no narguilé é altamente maléfico para a saúde. A água do narguilé não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguilé é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células e possibilitando o aparecimento de doenças , perda de dentes e de câncer na boca. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguilé, por causa da combustão do carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros. Quem tem interesse de divulgar o narguilé é a indústria do cigarro, porque o usuário de narguilé vai também fumar cigarro. É proibido para menor de 18 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que veda a venda de qualquer produto do tabaco para adolescentes. Como é usado o tabaco, vicia, sim. Narguilé é o objeto onde se usa droga.”

 

–Fábio Barros da Silva-Como podemos ajudar na campanha contra o tabaco nas escolas ? Vários colegas meus fumam e não consideram o cigarro droga. E o narguile é uma droga também vicia ?

–Dra.Jaqueline Scholz Issa:”Deveríamos incentivar a participação em festas, sem drogas. Deveríamos motivar jovens a promoverem festas, sem bebida, sem cigarro ou outras drogas, com o objetivo de reunir os amigos para se conhecerem, conversarem, compartilharem companhia. O narguilé é o objeto onde se usa droga, que vicia.”
–Valdice Mendes de Souza: Tenho ido a festas e vejo o tal de nargulé correndo por todos. Achei o cheiro muito estranho e enjoativo, meio adocicado… ele é feito de quê? Será que vicia? É também uma droga?

–Dra. Jaqueline Scholz Issa:”O cheiro é do tabaco misturado com essências de flores ou frutas. É droga, portanto ,vicia sim.”

–Agnaldo silva Machado :Gostaria de saber o que é exatamente narguilé, como é o tabaco que é fumado pelas pessoas e por que ele é perfumado. Narguile também é considerado uma droga?

–Dra. Jaqueline Scholz Issa:”O tabaco fumado no narguilé é misturado com essências, ou seja, tem mais produtos químicos para prejudicar a saúde. Esse tabaco é droga, sim, que vicia e prejudica o organismo.”
ENVIE SUA PERGUNTA. NOSSOS ESPECIALISTAS VÃO RESPONDER.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • wesley ferreira

    tem esencia sem nicotina e com nicotina a sem nocotina vicia ???

  • Cristiano Massola

    Bom dia! Li alguns artigos escrito pela Dra. Jaqueline Scholz Issa, devido a ela ser uma grande especialista no criterio tabagismo, tenho algumas questões que gostaria de fazer a ela, estou com um projeto anti-fumo pela instituição SENAI Araraquara e queria saber quais são os componentes quimicos com maior concentração na fumaça do cigarro, alem do monoxido de carbono, como ela descreve em alguns de seus artigos, e se puderem gostaria de estar mantendo contato com ela, ou atraves de e-mail, ou blogs em que ela participa tirando duvidas, se vocês puderem me enviar algo que me direcione a ela ficarei muito grato, Obrigado desde já, e aguardo uma resposta.