Navegação de Posts

Anabolizantes: 8 perguntas mais frequentes

“Os esteróides anabolizantes podem causar ataques cardíacos e cerebrais, tumores no fígado, insuficiência renal e graves problemas psiquiátricos. Além disso, usuários que compartilham seringas para injetar anabolizantes têm risco de contrair infecções perigosas, como o HIV/AIDS e a das hepatites B e C.”ALERTA  da  psiquiatra  Nora Volkow,  a mais importante pesquisadora sobre danos neurobiológicos que drogas causam no organismo.Nora Volkow é  diretora do NIDA-(National Institute on Drug Abuse- Instituto Nacional  especializado no estudo de drogas, nos Estados Unidos.

Leia as respostas do NIDA para as 8 perguntas mais frequentes sobre anabolizantes:

-O que são anabolizantes?

-NIDA- A maioria dos esteróides anabolizantes são substâncias sintéticas similares ao hormônio sexual masculino, chamado testosterona. São tomados por via oral ou injetados. Algumas pessoas, especialmente atletas, utilizam esteróides anabolizantes para construirem músculos e melhorarem o desempenho. Uma atitude de alto risco porque esteróides anabolizantes podem levar a graves problemas para a saúde, alguns dos quais são irreversíveis.

-Quais as conseqüências do uso de anabolizantes para os homens?
-NIDA: Danos ao fígado,icterícia, retenção de líquidos, pressão arterial elevada, aumento do colesterol “ruim”. Além disso, homens têm risco de diminuição dos testículos, redução na produção de espermatozóides, calvície, desenvolvimento de mama e infertilidade.

-Quais os riscos do uso de anabolizantes para mulheres?
NIDA:Mulheres podem ter alterações menstruais, crescimento de pêlos faciais, ficar com voz de homem e sofrer calvície.

-Quais os riscos dos anabolizantes para crianças e adolescentes?
NIDA:_Quando uma criança ou adolescente toma anabolizantes
há um aumento artificial do hormônio sexual, impedindo o crescimento dos ossos.

-Anabolizantes prejudicam o coração?
NIDA:Sim._Anabolizantes tem sido associados com ataques cardíacos e derrames, mesmo em atletas com menos de 30. Esteróides anabolizantes contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, porque alteram os níveis de lipoproteínas que transportam o colesterol no sangue.Esteróides, especialmente por via oral, aumentam o nívelde lipoproteína de baixa densidade (LDL) e diminuem o nível de de lipoproteína de alta densidade (HDL). Níveis elevados de LDL e HDL aumentam o risco de aterosclerose, interrompendo, portanto, o fluxo de sangue. Se o sangue é impedido de circular, o resultado pode ser um ataque do coração. Se o sangue é impedido de chegar ao cérebro, o resultado pode ser um derrame.Os esteróides também aumentam o risco de coágulos de sangue
nos vasos sanguíneos, potencialmente interrompendo o fluxo de sangue
e danificando o músculo do coração.

-Como esteróides anabolizantes atingem o fígado?
NIDA-_Esteróides tem sido associados com tumores de fígado.

-O que anabolizantes causam na pele?
NIDA-Acne, cistos e deixam pele e cabelo oleosos.

-Anabolizantes mudam o comportamento?
NIDA-:Estudos indicam que anabolizantes esteróides, quando usados em doses elevadas,causam irritabilidade e tornam a pessoa agressiva. Há relatos de vandalismos e até roubos praticados por usuários de anabolizantes. Ainda são desconhecidos os motivos do abuso de esteróides causar violência e distúrbios de comportamento .Pesquisa com 227 homens, em 1999 em centro de tratamento para dependência de heroína e outros opiáceos constatou que 9,3% tinham abusado de esteróides anabolizantes antes de tentar qualquer
outras drogas ilícitas. Destes 9,3 por cento, 86% primeiro usaram opióides para combater a insônia e irritabilidade resultantes de esteróides anabolizantes.

NIDA,http://www.drugabuse.gov/

Publicidade
Publicidade
Publicidade