764461b16faa708144ed6054d84b7cd6

Hygge é um novo movimento na decoração, um conceito escandinavo que pode ser traduzido como “acolhedor” ou “aconchegante “ Dizem que ele torna os lares mais quentes e as pessoas mais felizes.

Ele faz um contraponto com a vida agitada que levamos e se concentra em pequenas coisas que são realmente importantes: Como passar mais tempo com os amigos, familiares, desfrutar das coisas boas da vida.

Não se trata de uma abordagem da nova burguesia, mas sim uma atitude de design em relação às coisas, as pessoas e as situações do dia a dia, como o uso de móveis com história e materiais naturais

Com isso, cresce a importância dos projetos de iluminação, dos tons pastéis amigáveis, assim como os tons verdes naturais. Tudo reforçado pelo mobiliário de design escandinavo: pequeno, natural, despretensioso para ambientes mais acolhedores e naturais

 

IMG_7402

A cor azul é um clássico, uma cor que transmite calma e é sempre muito usada na decoração. O que a gente percebe agora são tingimentos especiais, grafismos, em tons de azul.

A Entreposto, uma loja de tecidos aqui em São Paulo, lançou uma coleção linda chamada Índigo inspirada em uma técnica artesanal usada pela civilização africana Mali

Índigo é um dos mais antigos corantes para tecidos do mundo. É uma técnica milenar que consiste na fermentação de folhas de espécies anileiras – folhagens que são materia prima para se obter o anil -resultando em uma água verde que oxida e se transforma em um pigmento azul.

 

cv374-editorial-olegario-de-sa02

Zize Zink e Graça Salles visitaram a casa do arquiteto Olegario de Sá no Decor Jovem Pan ( Veja o vídeo)

O apartamento do arquiteto Olegario de Sá parece uma casa. Localizado no primeiro andar de um prédio em São Paulo, tem um jardim que circunda e ilumina as salas e é o espaço preferido do dono da casa para relaxar.

“A casa é o meu refúgio…eu tenho um prazer enorme de entrar em casa e me identificar com o espaço. A minha casa conta a minha história” explica o arquiteto

Olegario buscou no projeto o conforto, a integração espacial e principalmente a luminosidade “Meu estilo é contemporâneo” completa

No canal do Décor Jovem Pan www.youtube.com/decorjovempan você pode ver todas as visitas que  Zize Zink e Graça Salles fazem a profissionais do meio da arquitetura e decoração

 Fotos: Lufe Gomes

Ilse-Crawford-Portrait-StudioIlse-Photography-by-Leslie-Williamson-Yellowtrace-04

A Netflix lançou uma série de documentários, “Abstracts”, que mostra o processo criativo de designers de várias áreas. Um dos nossos preferidos é da designer de interiores  Ilse Crawford. Ela foi editora da Elle Decor inglesa e revolucionou o conceito do design de interiores.

Tradicionalmente o design de interiores é visto como uma coisa mais frívola e superficial. Ilse mostra como o design das nossas casas influencia a maneira como nos sentimos, como nos comportamos. Sua importância na nossa vida e no nosso inconsciente.

Ilse explica que a empatia é um dos alicerces do design e como os sentidos, o cheiro e o tato, transmitem bem estar e empoderamento.

Com a vida urbana perdemos essas sensações. Perdemos contato com a natureza, não temos tempo para sentir o cheiro de uma grama molhada ou do sol na nossa pele. A decoração de interiores tenta suprir essa falta.

 

4ea1351f171985311f1a6ebc12358ee2

O Brasil é um pais com uma natureza exuberante! Nós damos muito valor às coisas naturais. Materiais naturais, orgânicos, estão em alta na decoração.

A madeira vai continuar no topo dos materiais que são tendência para 2017: É sensorial, um material gostoso de conviverDuas madeiras que estão em alta são a nogueira e o carvalho. São madeiras claras mas, hoje, a tecnologia permite tingimentos especiais.

Nos anos 90 era muito difícil  encontrar o carvalho no Brasil, era necessário importar da Argentina, então era mais fácil usar o que nós tínhamos. Hoje já existe o carvalho americano no Brasil, é uma madeira muito boa para piso, fácil de trabalhar. Ele é semi-industrializado, fácil e rápido de colocar e tingir.

Ele é lindo na cor natural, mas permite mudar a cor também, fica muito bom em tons de cinza e é fácil de aplicar diferentes desenhos: espinha de peixe, chevron ( zigue zague) ou quadrados. É um material que, com um tratamento, pode ser usado em banheiro, em área molhada.

 

O Decor Jovem Pan está no Youtube! Inscreva-se para acompanhar os vídeos onde Zize Zink e Graça Salles visitam as casas de importantes personalidades da decoração