revista-axxis-decoracion-casa-victoria-fernandez-lisboa-mesa-mimbre

A colombiana Victoria Fernandez vive em Lisboa em um edifício palaciano de arquitetura pombalina, construído no sec. XVIII para a família Vasconcelos, fundadores da fabrica de porcelana Vista Alegre.

A arquitetura pombalina é um tipo de construção realizada pelo marques de Pombal, primeiro ministro do rei D. José,  na reconstrução da cidade baixa, após o terremoto de 1755.

Victoria é uma cidadã do mundo, já morou no Japão, em Londres e em Paris e se apaixonou por Lisboa no início dos anos 70, quando visitou a cidade com seu primeiro marido, o inglês Anthony.

Um dos destaques da sala são os dois grandes espelhos de uma estação de trem da Polônia comprados em um antiquário em Paris, assim como os azulejos portugueses, presentes em todos os cômodos.

Tecidos colombianos e turcos, móveis ingleses, franceses e marroquinos. A decoração mostra a mistura de culturas e as lembranças de viagem da proprietária.

dam-images-decor-2015-05-espirito-santo-pedro-espirito-santo-lisbon-home-05-wm

O decorador Pedro Espirito Santo é um dos mais importantes profissionais de Portugal. Ele vive em um palacete do século XVIII erguido pelo Marques de Pombal no bairro da Sé, em Lisboa.

No edifício, um “Hotel Particulier”, originalmente morava uma família descendente da Marquesa de Santos, os Candido Andrade. O prédio, de 4 andares, foi todo restaurado e nele hoje vivem 4 famílias, uma em cada andar.

No apartamento do Pedro, o primeiro andar, ficavam as salas da casa:

“Era um hotel unifamiliar. Esse é o andar das salas, no andar de  cima ficavam os dormitórios dos pais, acima os quartos das crianças e no ultimo andar os dormitórios dos empregados” explica o decorador.

Conheça o apartamento no canal do Decor Jovem Pan no Youtube: youtube.com/decorjovempan

 

 

[caption id="attachment_37192" align="aligncenter" width="615" caption="Zize Zink, Pedro Espirito Santo e Graça Salles"][/caption]

IMG_4575

O apartamento onde a decoradora Esther Giobbi vive há 20 anos tem peças garimpadas nos quatro cantos do mundo. Logo na entrada se percebe sua paixão por viagens: A porta foi comprada em um antiquário em Veneza.

Eclética e antenada, Esther é ligada em tendências mas é fiel a seu estilo. Na sua sala, convivem uma poltrona do Joaquim Tenreiro, uma indiana e outra mais clássica, todas revestidas de tecidos em cores estrategicamente escolhidas: “É o meu olhar” explica Esther.

Estantes de livros se destacam nas paredes da sala de jantar, pintadas na cor berinjela e as cadeiras têm capas de tecidos com desenhos africanos.

No seu trabalho Esther modifica ambientes produzindo espaços limpos, porém nunca minimalistas. Para ela, o bom design é funcional e estético. E o resultado tem que unir conforto e qualidade.

Veja o vídeo completo no canal do Decor Jovem Pan: youtube.com/decorjovempan

 

[caption id="attachment_37119" align="aligncenter" width="700" caption="Zize Zink, Esther Giobbi e Graça Salles"][/caption]

[caption id="attachment_37121" align="aligncenter" width="640" caption="Graça Salles e Esther Giobbi na sala de jantar"][/caption]

IMG_4596

A empresaria Ana Zambon, dona da agencia de comunicação Tastemakers, vive em um apartamento nos Jardins, em São Paulo. A decoração, inspirada nos anos 40, é de seu primo Luis Otavio Debeus “O Luis Otavio, assim como eu, não acredita em nada que seja minimalista…É muita cor, muita estampa, quase que como o caminho das Indias” explica Ana.

Na sala, o tapete de onça chama muito a atenção e dá personalidade ao projeto, assim como o papel de parede na cor verde e a porta que separa o ambiente da cozinha. Revestida de couro ecológico laranja, a porta tem um desenho feito com tachas douradas.

“Eu valorizo muito o trabalho artesanal, o Luis Otávio desenhou e um artesão ficou 3 dias para colocar todas as tachas nessa porta” completa a proprietária.

Veja o vídeo completo no youtube.com/decorjovempan

 

[caption id="attachment_37088" align="aligncenter" width="700" caption="Graça Salles, Ana Zambon e Zize Zink"][/caption]

 

IMG_4072

A gente percebe que a arquiteta Cristina Bozian é apaixonada por decoração ao visitar sua casa. Cada cantinho tem uma história. Ela consegue imprimir características da sua personalidade em todos os espaços.

Super organizada, ela vive e trabalha em um apartamento de 80 metros em São Paulo com seu namorado Jeff e seus dois cachorros.

Com dois quartos e um banheiro na planta original, os espaços foram integrados com a reforma e o apartamento ganhou uma sala de banho.  

“Amo banheiro! É o primeiro lugar que a gente vai ao acordar e o ultimo antes de dormir”explica Cristina.

O computador fica na mesa de jantar desde que a arquiteta passou a trabalhar em casa. Ao lado, uma meia parede de espelhos divide o quarto da sala.

Veja o vídeo completo no youtube.com/decorjovempan

 

[caption id="attachment_37014" align="aligncenter" width="710" caption="Graça Salles, Cristina Bozian e Zize Zink"][/caption] [caption id="attachment_37015" align="aligncenter" width="710" caption="Bancada de marceneiro usada na sala arquiteta"][/caption] [caption id="attachment_37016" align="aligncenter" width="710" caption="Detalhes da produção"][/caption]