Dia 04 de Dezembro, Tivoli Mofarrej

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Patrocínio:

Realização:

Apoio:

Bem-estar físico, psíquico e social


Apesar de simples, a definição do dicionário para “saúde” é ainda bastante abstrata para milhões de pessoas. E são inúmeros os fatores que contribuem para esse cenário. São também inúmeros os caminhos viáveis para solucionar os problemas existentes e as propostas apresentadas a cada nova discussão.

Em meio ao caos na saúde, alardeado por muitos, misturam-se mitos e fatos. Para colocar luz sobre essa discussão complexa e cujo desfecho ainda está longe de ser alcançado, a Jovem Pan reúne os principais nomes da medicina no Brasil, empresários, representantes do setor público e especialistas ligados a organizações independentes em mais uma edição do Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan Discute: Saúde.

Será que em 2017, enquanto somos atingidos pelos efeitos da cada vez mais rápida e revolucionária transformação digital, ainda podemos debater falta de acesso à informação sobre riscos e formas de prevenção? Será que ainda é possível dizer que o futuro é incerto quando a genética já permite editar um gene com a finalidade de garantir o não surgimento de uma doença?

O avanço tecnológico, no entanto, pode ainda não ter penetrado em todas as camadas da sociedade. Pode também não ter sido acompanhado por discussões e conclusões definitivas sobre os limites do “médico-Deus”. Como enfrentar essas questões? De que formas a sociedade será impactada - e talvez já esteja sendo - pela medicina no futuro?

Para discutir a revolução tecnológica na medicina, e como cuidar de uma sociedade que vai viver mais e precisa também viver melhor, a Jovem Pan propõe um debate sério e o confronto entre Mitos e Fatos da saúde no Brasil e no mundo

Programação

Fernando Maluf
Oncologista

Cláudio Lottenberg

Sidney Klajner

Wilson Pollara

Paulo Carrara

Guilherme Succi

Fabio Mattoso

Antonio Luiz de Macedo

Adriano Caldas

Paulo Pachi

Fernando Maluf

Rosa Chubaci

David Uip

Rafael Laurino

Mayana Zatz

Bráulio Luna Filho

Vera Lucia Zaher-Rutheford

Jorge Venâncio

Ricardo Barros
Ministro da Saúde

Abertura

Fernando Maluf

Oncologista

Palestra de Abertura

Boni

Empresário

Encerramento

Ricardo Barros

Ministro da Saúde

Painel 1: Gestão: os modelos que estão revolucionando a saúde


A população aumenta, envelhece e vive mais. Novos tratamentos surgem para combater doenças que antes pareciam
incuráveis. Modelos de negócios aparecem para alterar o sistema que parecia sólido como uma rocha.

A evolução e o aprimoramento são inevitáveis e muitas vezes a inovação na gestão pode significar simplesmente resolver grandes problemas com poucos recursos bem aplicados e gerenciados. Quais os exemplos de gestão eficiente e inovadora na saúde brasileira? É possível ampliar o acesso sem aumentar o custo? Como negócio, a saúde pode ser rentável e ao mesmo tempo oferecer impacto social?

Palestrantes:

Cláudio Lottenberg

Amil

Sidney Klajner

Albert Einstein

Wilson Pollara

Secretário municipal de Saúde

Paulo Carrara

Diretor da Santa Casa

Painel 2: Inovação: como a tecnologia está transformando a medicina?


Precisão no diagnóstico, agilidade e conforto durante o tratamento são apenas alguns dos reflexos da revolução tecnológica que atinge a medicina. Mas a transformação digital na saúde começa na formação dos profissionais, passa pelo desenvolvimento de tratamentos e medicamentos, e vai até a gestão de hospitais e clínicas. Quais são os desafios inerentes a essa revolução?

Como preparar o modelo atual de gestão da saúde para essa nova realidade? A tecnologia será capaz de sozinha tornar acessíveis e simples tratamentos hoje caros e complexos?

Palestrantes:

Guilherme Succi

São Leopoldo Mandic

Fabio Mattoso

IBM

Antonio Luiz de Macedo

Gastroenterologista

Adriano Caldas

Johnson & Johnson

Painel 3: Prevenção: estamos preparados para o futuro?


A velha máxima “você colhe o que você planta” é perfeita para definir como devemos pensar e cuidar de nossa saúde. Cultivar hábitos saudáveis, fazer exercícios regularmente e viver uma vida com tranquilidade e equilíbrio são alguns dos passos para a garantia de um futuro sem complicações com a saúde.

O aumento da expectativa de vida nos força a pensar em viver mais e viver melhor. Mas será que estamos cuidando disso? Sabemos como fazer a “manutenção” de nossa saúde? Preparamos nossa vida para uma velhice mais longa e mais saudável?

Palestrantes:

Paulo Pachi

Pediatra

Fernando Maluf

Oncologista

Rosa Chubaci

Gerontologista

David Uip

Secretário da Saúde

Painel 4: Bioética: quais os limites para os médicos e para a indústria?


Manipulação genética, produção de medicamentos milagrosos, a descoberta, antes mesmo do nascimento, da  possibilidade de desenvolvimento de doenças. “Brincar de Deus” é uma expressão frequentemente usada para simbolizar os limites (ou falta deles) para que um cientista avance em direção a uma nova descoberta.

Pesquisadores, médicos e os representantes das grandes indústrias têm como missão enfrentar os limites da ética. Mas quais são esses limites? Como encontrar o equilíbrio entre o avanço e o risco de abrir precedentes perigosos?

Palestrantes:

Rafael Laurino

BMS

Mayana Zatz

Geneticista

Bráulio Luna Filho

Cremesp

Vera Lucia Zaher-Rutheford

Medica Pesquisadora

Jorge Venâncio

CONEP

Como Chegar


Local:

Tivoli Mofarrej

Alameda Santos, 1437