Dia 28 de Julho, Tivoli Mofarrej

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Patrocínio:

Realização:

Apoio:

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


Atualmente, quase metade da população mundial está conectada à Internet. Até 2020 serão mais de 50 bilhões de dispositivo conectados,na chamada Internet das Coisas. São números que demonstram que ainda há muito para crescer em termos de conectividade, e que precisaremos estar atentos para as inúmeras transformações promovidas pelo avanço tecnológico cada vez mais veloz.

Estamos mudando como sociedade. Estamos vivendo mais e melhor, estamos criando ferramentas que nos auxiliam no trabalho e garantem que o homem ocupe um papel menos braçal. O ser humano passa a ser cobrado mais pela sua capacidade intelectual, senso crítico e outras habilidades cognitivas. As máquinas fazem o trabalho pesado.

Mas será que o homem está preparado para delegar o seu papel para um robô?

A Era Digital está sendo marcada por transformações rápidas e impactantes. Somos cercados por incertezas: Se as máquinas vão substituir os homens, o que fazer com milhões de desempregados? As grandes empresas vão desaparecer? Como educar as próximas gerações e mantê-las seguras no mundo digital?

Nunca foi tão necessário discutir o futuro para entender o presente. Esse é o debate que a Jovem Pan propõe em Mitos & Fatos: Mundo Digital. Uma discussão sobre a sociedade conectada.

Programação

Martha Gabriel
Escritora, estrategista e palestrante em inovação digital & negócios

Rony Vainzof

Martha Gabriel

Fabro Steibel

Thiago Marques

Tonico Novaes

Gustavo Torres

Guilherme Arradi Sichieri

Candice Pascoal

Fabrício da Mota Alves

Eldes Mattiuzzo

Loic Hamon

Mario Belisi

Mario Almeida

Fabio Scopeta

Renato Citrini

Daniel Hoe

Candice Pascoal
Fundadora e CEO da Kickante

Abertura

Martha Gabriel

Escritora, estrategista e palestrante em inovação digital & negócios

Palestra de Abertura

Mario Almeida

Head de Transformação Digital da TOTVS

Encerramento

Candice Pascoal

Fundadora e CEO da Kickante

Painel 1: Comportamento Digital


Educação e Segurança Digital são os grandes desafios de nosso tempo?

Falta pouco, bem pouco, para que o mercado de trabalho seja dominado por nativos digitais. Eles já estão nas escolas e nas universidades, e começam timidamente a chegar nos postos de trabalho. A partir desse momento, o que se especula, é a mudança completa na cultura das corporações com efeitos imediatos na rotina, no dia a dia das pessoas.

Esse movimento natural reforça a importância de um debate simples, porém fundamentel: como educar os cidadãos digitais? O conceito de educação educação digital parece, em princípio, fácil. Mas não é. Trata-se de transportar para o Mundo Digital conceitos complexos do mundo físico, como Ética e Cidadania.

A reboque dessa discussão há outra igualmente importante. Segurança no Mundo Digital é reflexo de um indivíduo conhecedor dos perigos e dos benefícios que o uso das tecnologias promove.

Como inserir a Educação Digital no contexto da vida das pessoas? Como educar digitalmente os nativos e também os imigrantes digitais? Educação e Segurança Digital são os grandes desafios de nosso tempo?

Palestrantes:

Rony Vainzof

Sócio do Opice Blum

Martha Gabriel

Escritora, estrategista e palestrante em inovação digital & negócios

Fabro Steibel

Diretor Executivo do ITS Rio

Thiago Marques

Analista de Segurança da Kaspersky Lab

Painel 2: Economia no mundo digital


Os novos modelos digitais vão esvaziar os modelos econômicos tradicionais?

Não é um fenômeno recente empresas que surgem com soluções simples e que alteram a forma como nos relacionamos com produtos e serviços. Hoje esse fenômeno não depende apenas de grandes empresas com muitos recursos financeiros.

Mais do que fontes inesgotáveis de recursos, o que marca as relações econômicas no Mundo Digital é a confiança e o compartilhamento.

As pessoas estão dispostas a apostar em marcas pelo valor que estas agregam às suas vidas. Ou simplesmente decidem que é mais relevante pagar pelo tempo de uso e não mais pela posse de um determinado bem.

A lógica da economia do compartilhamento se espalha. Grandes corporações tentam reproduzir aquilo que pequenas empresas praticam em menor escala.

O que pode parecer um mero discurso ideológico para alguns, é para outros motivo de severa preocupação. A economia está mudando e os agentes econômicos correm para encontrar um espaço nesse novo mundo.

Palestrantes:

Tonico Novaes

Diretor geral da Campus Party Brasil

Gustavo Torres

Diretor geral do IDEXO

Guilherme Arradi Sichieri

Coordenador Estadual de Projetos de Inovação do Sebrae

Candice Pascoal

Fundadora e CEO da Kickante

Painel 3: Internet das coisas


Estamos preparados para essa imersão no mundo conectado?

De fabricantes de chips, passando por designers, até operadoras de telefonia. Todos estão de olho na Internet das Coisas. Motivos não faltam. Cada vez mais as pessoas adotam os dispositivos conectados para auxiliar nas tarefas do dia a dia. Segundo dados do Gartner, até o final deste ano serão 8,4 bilhões de “coisas” conectadas. Número que crescerá ainda mais nas próximas décadas.

Algumas mudanças já estão sendo observadas na forma como nos relacionamos com os dispositivos eletrônicos. Cresce a preocupação com os efeitos dessa “dependência”, e também aumenta a exposição e, por consequencia, o grau de risco de violação da privacidade.

A Indústria 4.0 incorpora a Internet das Coisas em seus processos, em busca de otimização e redução de custos. A “Era dos Sensores” proporciona avaliação em tempo real de resultados e oferece a possibilidade de corrigir gargalos na operação, seja de um prédio, de uma fazenda ou até mesmo de uma cidade.

Sem contar a importância dos avanços promovidos pela Internet das Coisas na área da saúde. Daqui para a frente, o monitoramento por meio dos computadores vestíveis vai mudar a forma como se relacionam médicos e pacientes.

São vários os questionamentos, mas um deles acaba por nortear as discussões: estamos preparados para essa imersão no mundo conectado?

Palestrantes:

Fabrício da Mota Alves

Advogado, professor e articulista especializado em Direito Digital

Eldes Mattiuzzo

CEO da Youse

Loic Hamon

Líder de digital da GE para América Latina

Mario Belisi

Diretor da Dassault Systèmes

Painel 4: (Re) invenção


Inovar é importante, reinventar-se é fundamental?

No final dos anos 1950 foram apresentados os primeiros circuitos integrados. A ideia rendeu prêmio Nobel de Física para um dos inventores, Jack Kilby. De lá pra cá foram muitas as ferramentas criadas e incontáveis as revoluções promovidas.

Tudo em um período relativamente curto em termos históricos. A inovação é a palavra que se fez presente como grande marca das empresas que puxaram o avanço tecnológico nas últimas décadas.

A liderança no setor, a garantia de estar à frente na esteira da inovação, e a conquista da confiança do consumidor têm um preço: é a reinvenção constante.

O que as principais empresas do Brasil e do mundo têm para dizer sobre o amanhã? Quais os desafios da busca constante pela inovação? O que é mais difícil: investir em tecnologia ou em pessoas? E por fim, reinventar uma marca, um produto, uma ideia, é o único caminho possível para se manter relevante em um mercado cada vez mais competitivo?

Palestrantes:

Mario Almeida

Head de Transformação Digital da TOTVS

Fabio Scopeta

Diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft America Latina

Renato Citrini

Gerente Sênior de Produtos da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil

Daniel Hoe

Diretor de Marketing da Salesforce para América Latina

Como Chegar


Local:

Tivoli Mofarrej

Alameda Santos, 1437
Jardim Paulista, São Paulo
SP, 01419-001, Brasil

Próximo à estação Trianon Masp do Metrô