Navegação de Posts

O que é Edema Pulmonar?

Edema pulmonar é o acúmulo de líquidos nos alvéolos pulmonares. Com isso, o espaço reservado para o ar é ocupado por liquido, impedindo a oxigenação do sangue, causando intensidades variáveis de falta de ar dependendo da gravidade do edema.

Existem 2 tipos de edema pulmonar, um de origem cardíaca (edema pulmonar cardiogênico) e outro não-cardiogênico (pulmão de choque ou SARA – síndrome da angústia respiratória aguda).

O edema pulmonar cardiogênico ocorre por um mal funcionamento do coração, com diminuição da capacidade de bombeamento do sangue, leva ao acúmulo de líquido nos pulmões. Esse problema pode ser crônico; lentamente o coração vai diminuindo sua força e os pulmões adaptam-se a essa nova situação; assim, a dispnéia causada por esse quadro é menos intensa, crônica e tende a aumentar progressivamente, caso não seja tratada o insuficiência cardíaca. Em outras situações, a alteração cardíaca é abrupta (crise de pressão alta, infarto) e o acúmulo de líquidos nos pulmões é rápido, levando ao edema pulmonar agudo, que constitui situação de emergência  e o tratamento deve ser feito o mais rápido possível.

O edema pulmonar não- cardiogênico é causado por inflamação aguda e intensa dos pulmões; o líquido extravasado para os pulmões tem componente de inflamação e pode ser causado por várias situações: infecções graves, cirurgias extensas, traumas, transfusões de sangue maciças, pancreatite (inflamação do pâncreas) entre outras. Na maioria dos casos esses pacientes são tratados em ambientes de terapia intensiva.

O tratamento do edema pulmonar cardiogênico é tratado com medidas para melhorar o funcionamento cardíaco e diurético para auxiliar na eliminação de líquidos; aparelhos de ventilação mecânica, que auxiliam no esforço respiratório, podem ser usados.

No pulmão de choque deve-se procurar e tratar o motivo que desencadeou a lesão pulmonar, associado ao uso de ventilação mecânica, isto é, uso de respirador artificial, nos casos mais graves.

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade