Navegação de Posts

O que é Fissura Anal?

A Fissura anal é uma pequena laceração no tecido que reveste o ânus. Ela causa dor à evacuação além de sangramento. O sangue pode estar presente ao redor das fezes ou no papel higiênico após sua utilização.

As Fissuras anais são extremamente comuns em crianças, mas podem ocorrer em qualquer idade. A maioria das fissuras se cura espontaneamente sem tratamento. Contudo, algumas necessitam de tratamento médico. A incidência das fissuras anais diminuem rapidamente com a idade. Nos adultos, as fissuras podem ser causadas por constipação, especialmente devido à passagem de fezes grandes e endurecidas ou em casos de diarréia prolongada. As fissuras também são freqüentes em mulheres após trabalho de parto e em pacientes com doença de Crohn.

Os sintomas mais freqüentes são: dor na região anal na evacuação; presença de sangue de sangue na superfície das fezes ou no papel higiênico e obstipação intestinal crônica.

O diagnóstico é feito pela história clínica e pelo exame do canal anal.

A prevenção da Fissura anal é através de uma boa orientação dietética,com uma dieta rica em fibras como frutas verduras cruas, cereais como farelo de trigo e aveia  para evitar a obstipação intestinal. Evitar o uso de papel higiênico e sim o uso de chuveirinho para higienizar o anus após a evacuação. Ingerir grande quantidade de líquidos para umidificar bem as fezes.

O tratamento clínico na fase aguda é com banhos de assento com água morna, cremes analgésico e antiinflamatórios. Quando o tratamento clínico não resolve o problema, aí vamos para o tratamento cirúrgico que é um procedimento simples com ótimos resultados. O uso de toxina botulínica é uma opção ainda em estudos.

 

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • angel

    Pessoal encontrei a cura para a fissura anal….tudo começou 19 dias depois que tive meu filho,de parto normal,fui ao banheiro e quando estava fazendo cocô senti aquela dor insuportável parecia que eu estava tendo outro filho de tanta dor, enfim , eu estava com a fissura anal,fui a consulta com um proctologista ele me passou dieta e uma pomada que não resolveu nada,continuava doendo muito,tentei de tudo,até babosa eu ja tinha colocado,banhos de acento etc…passaram quase 5 meses e eu nessa luta,quando eu ja estava decidida em fazer a cirurgia a minha mae se lembrou,e me deu uma luz que mudou a minha vida,trouxe minha alegria de volta rss! ela me falou que quando ela morava na roça o pessoal usava muito um remédio que curava tudo,o nome do remédio é a MERACILINA ( fenoximetilpenicilina potássica 500.000 ui – a cartela vem com 10 comprimidos,e eu comprei por apenas R$ 5,50 reais – em brasília/DF) – ela disse para eu dividir um comprimido em 4 pedacinho e ir usando,eu peguei um pedaço e quebrei ele ate virar um pó,ai eu molhei o meu dedo com água e misturei com o pó formando tipo uma massinha,ai eu passei no meu anus,bem na fissura anal,fazendo massagens com o meu dedo,ardeu um pouco mais eu continuei passando,depois eu coloquei um pedacinho do comprimido dentro do meu anus como se fosse um supositório…e fui dormir,no outro dia eu repetir o processo novamente durante o dia e a noite quando eu ia dormir…gente não deu 2 dias e fui ao banheiro fazer cocô,eu fiz e não sentia mais nenhuma dor,um milagre havia acontecido,eu nem acreditei que eu estava curada e nem precisei fazer a cirurgia, graças a Deus e a minha mãe, e a santa MERACILINA…hoje dia 26/01/2014 esta fazendo 4 dias que vou ao banheiro regularmente e nao sinto mais aquela dor insuportável,e eu vou continuar a usar esse remédio ate o 7º dia.só para garantir….HAAA bebam bastante ÁGUA,ajuda muito também,espero que essa informação possa ajudar muita gente.boa sorte

  • adeli

    tambem sofri muito com fissura anal,logo apos o parto,foi horrivel,uma dor insuportavel,fui ao proctologista,passei por varios tratamentos e nada resolvia, em fim tive que passar por uma cirugia,bom foi bem complicado na primeira semana de recuperacao,mas depois as dores foram diminuindo ,e gracas a Deus nunca mais tive qualquer problema.Ate o funcionamento do meu intestino melhorou,pois sempre fiz tratamento pra intestino preso,e desde a cirugia nao tomei mais medicamentos para ir ao banheiro.recomendo as pessoas que nao estao conseguindo sucesso com o tratamento a fazer a cirugia,e um pouco doloroso na recuperacao,mas vale a pena, e otimo poder ir ao banheiro como qualquer pessoa normal,sem sofrimento,ainda mais depois de um parto.fica ai a dica.