Navegação de Posts

O que é Hidrocele?

Hidrocele é o acúmulo de líquido entre as camadas que envolvem o testículo; o escroto aumenta de tamanho, podendo-se, na maioria das vezes, palpar o testículo no interior do acúmulo de líquido.

Este aumento de volume do escroto é totalmente assintomático, indolor e não se associa a qualquer sinal inflamatório local.

No adulto, é referido um crescimento lento e progressivo do escroto. Na infância pode se manifestar ao nascimento, em conseqüência do não-fechamento de uma comunicação entre o peritônio e as camadas que envolvem o testículo.

Os quadros inflamatórios agudos de escroto, ou seja, aumento de tamanho, vermelhidão, dor e calor local, exigem avaliação imediata. O testículo durante o desenvolvimento fetal é gerado ao lado do rim e migra para o escroto, onde se fixa, sendo que os vasos que irão nutrí-lo se originam no abdome superior. O cordão espermático, por onde correm os vasos e linfáticos testiculares, é envolto por um músculo chamado cremaster. Este músculo, através de sua contração ou relaxamento, permite que o testículo seja aproximado, durante o frio, ou mantenha-se afastado durante o calor. O maior risco, quando ocorre o processo inflamatório no excroto, é a possibilidade de ser conseqüente a torção do cordão, por uma contração do cremaster e uma má fixação do testículo no excroto, levando à interrupção da chegada do sangue para manutenção do testículo. Em geral, a dor é aguda, intensa e de início abrupto.

Existem outras doenças do testículo que apresentam um quadro clínico semelhante. Os quadros infecciosos do testículo, as orquites, decorrentes de uma infecção bacteriana ou mais raramente viral, podem levar a um quadro clínico bastante semelhante. Entretanto, a dor é de início insidioso, lento e progressivo, alcançando seu nível máximo após horas do início do quadro. Esta última é tratada com repouso e antibióticos e as torções necessitam de exploração cirúrgica com o objetivo de se salvar o testículo.

O tratamento da hidrocele é predominantemente cirúrgico.Algumas tentativas somente com punção e esvaziamento do líquido da bolsa excrotal têm se mostrado ineficazes em 100% dos casos. O uso de substâncias esclerosantes também tem se mostrado ineficiente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Jakelanymoura

    Tou passada!

  • Elias costa

    e necessario repouso de quantos dias na operaçao da hidrocele

  • lazaro

    é presciso repouso de quantos dia, da hidrocele

  • Luiz

    Tenho uma hidrocele considerada pequena em um testículo, fui ao médico e ele disse que se estiver incomodando muito posso optar pela cirurgia, caso contrário, pelo tamanho da hidrocele ele não recomenda fazer a cirurgia no momento. Então gostaria de saber se pode ser feito o esvaziamento do líquido por punção, pois pelo que pesquisei é um procedimento bem simples. Obrigado

    • Andre

      Amigo, ja passei por esse problema, quando o testiculo começa a crescer e muito incomodo, entao fui numa clinica e pedi ao proctologista que fizesse a drenagem, com agulha de insulina, refiz esse procedimento tres vezes no espaço de tres meses cada drenagem, isso enquanto aguardava a cirurgia feita pelo SUS embora muito bem feita no hospital da lagoa no rio de janeiro.
      Agora os medicos me disseram que eu corri um RISCO enorme, caso houvesse alguma infecsao, seria em toda a area genital. nao sei se faria isso de novo, mas enfim meu problama foi resolvido sem risco de retorno. Boa sorte