Navegação de Posts

O que é uma biópsia?

Ainda hoje a expressão biópsia causa um grande medo nas pessoas pois sempre se relaciona com tumores malignos. Na verdade biópsia significa o estudo microscópico de fragmentos de um tecido para o diagnóstico de alguma patologia da mais variada possível.

Evidente que os tumores benignos ou malignos são diagnosticados através do estudo de um fragmento mas, também através desse mesmo estudo podemos fazer diagnósticos de doenças infecciosas, imunológicas, degenerativas, neurológicas, alérgicas e muitas outras.

Através de uma biópsia poderemos caracterizar se uma hepatite viral pode estar cronificando ou não. A biósia do rim pode dar uma série de informaçãoes sobre doenças renais ou mesmo sistêmicas com comprometimento renal. Os pulmões podem ter patologias variadas não cancerígenas que se esclarece por uma biópsia.

Toda vez que se retira um órgão de um ser humano o mesmo deve ser estudado microscópicamente para se esclarecer o motivo dessa retirada como por exemplo apêndice, vesícula etc. A realização de uma biópsia hoje em dia é um procedimento rotineiro que feita por mãos hábeis não costuma ter nenhum problema.

Dependendo do órgão a ser biopsiado é necessário o uso de anestesia geral e internação hospitalar, mas na maioria das vezes o procedimento é feito com uma anestesia local e logo após, o paciente vai para seu domicílio. As complicações de uma biópsia são raras mas podem ocorrer e depende muito do órgão examinado e das condições do paciente. Tudo isso pode ser evitado com uma boa avaliação clínica prévia.

patologia
Publicidade
Publicidade
Publicidade