Navegação de Posts

Os 10 mandamentos do pé do diabético

Meus amigos.
Vamos aproveitar nosso espaço para trazer dicas dadas por nossos amigos de várias especialidades diferentes.
O Professor Paulo Kauffman, meu parceiro na autoria do livro SAÚDE ENTENDENDO AS DOENÇAS, da editora Nobel, especialista em Angiologia e cirurgia Vascular, elaborou dez mandamentos para um diabético cuidar bem dos seus pés. O pé diabético é um problema muito comum nos diabéticos e é causa comum de amputação por infecção e necrose pela chamada neuropatia diabética (alteração de sensibilidade) associada à chamada microangiopatia diabética que é um distúrbio na microcirculação típica dos diabéticos.
Para evitar as complicações do diabético relacionada com tais problemas, o Dr Paulo Kauffman enumerou as dicas. Aí vão:

1. Controlar rigorosamente a taxa de glicose no sangue e não fumar, pois a hiperglicemia(excesso de açúcar no sangue) e o tabaco contribuem decisivamente para a ocorrência das complicações neurológicas e vasculares.
2. Examinar periodicamente, de preferência diariamente, visando principalmente a planta do pé e no meio dos dedos com a finalidade de detectar calosidades, bolhas, fissuras ou ulcerações; esse exame pode ser feito pelo próprio paciente utilizando um espelho ou por um familiar nos casos em que haja déficit visual. Na eventualidade de haver qualquer das alterações citadas, o médico deverá ser imediatamente comunicado.
3. Não andar descalço para evitar ferimentos na planta dos pés, que podem passar despercebidos devido à diminuição da sensibilidade cutânea decorrente da neuropatia.
4. Manter higiene rigorosa dos pés, lavando-os com água morna (nunca quente ) e sabonete; enxaguar bem, com delicadeza entre os dedos para não machucar. O diabético deve se acostumar a usar talco antimicótico suave no meio dos dedos, após o banho. É útil passar cremes ou loções hidratantes, particularmente nos calcanhares, para evitar fissuras e reduzir o prurido da pele ressecada. Esses cremes não devem ser usados no meio dos dedos para não provocar maceração da pele nesse local.
5. Cortar corretamente as unhas, não próximo da pele e sem retirar os cantos para que não ocorra encravamento das mesmas, em ambiente com boa iluminação. Devido à freqüência de alterações visuais no diabético, é conveniente que esse corte seja feito por um familiar ou pedicuro devidamente instruído.
6. Evitar a aplicação de calor de qualquer espécie, como bolsas de água quente, almofadas elétricas, lâmpadas infravermelhas, etc.; quando expostos ao sol, os pés e pernas devem estar adequadamente protegidos para que não ocorram queimaduras.
7. Proteger e manter calor nos pés, utilizando meias de lã no inverno e de algodão no verão, evitando aquelas feitas com fios sintéticos. As meias deverão ser trocadas diariamente para manutenção de boa higiene local.
8. Usar sapatos confortáveis que não comprimam os dedos e o próprio pé; esses sapatos devem ser mantidos em boas condições e precisam ser examinados interna e diariamente antes de calçá-los, no sentido de verificar se não há pregos ou outros corpos estranhos e se o forro não está rasgado, pois nessas condições pode haver lesão cutânea.
9. Não cortar os calos sozinho e nem usar calicidas para removê-los, porque são substâncias irritantes que podem lesar a pele.
10. Nunca usar anti-sépticos fortes na pele, particularmente tintura de iodo. Se houver ferimento, a região deverá ser lavada com água e sabão e a anti-sepsia realizada com substâncias suaves como, por exemplo, a água boricada. Está contra-indicado o uso de qualquer tipo de fita adesiva ( esparadrapo ou similar) diretamente na pele dos pés.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Fernanda Mendonça

    Dr. Salim, parabéns, este blog será de grande ajuda à população mantendo-a sempre informada.
    Obrigada por sermos amigos!!! Parei para pensar que já convivemos há 09 anos, em 2001 fui convidada por Dona Thebe e Camila para fazer parte do time da Diretoria do HSL e aceitei. Antes, de 1993 à 2001, trabalhei com a Dona Tereza no Same.
    O HSL é minha segunda casa e considero como escola, aprendo todos os dias e hoje, aprendo mais sobre saúde com seu blog. Mais parabéns!!!

    • drsalim

      Um grande beijo para você e muito obrigado Fernanda

  • Nadia Helito Chacur

    Gostaria de saber se existem outras consequencias relacionadas ao diabetes?E que cuidados elas exigem.

    • drsalim

      Nadia.
      A doença Diabetis Mellitus compromete a circulação em todo o nosso organismo. Evidente que cada órgão reage de uma maneira diferente a esse distúrbio. Acidente Vascular Cerebral, catarata, glaucoma, descolamento de retina, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiencia Renal Crônica, impotência sexual, neuropatia diabética, são alguns exemplos de problemas relacionados ao diabetis.
      A única maneira de se previnir esses problemas é fazer um controle rigoroso da glicemia, dieta adequada, tomar as medicações regularmente, exercícios físicos regularmente e ter seu médico de confiança para um bom diálogo e cuidados. Uma rotina periódica de exames em cada especialidade deve ser feita de acordo com a orientação do seu clínico.

  • Carlos Fernandes Gonçalves

    Dr. Salim, concordo com a Fernanda pois as informações contidas nessa publicação são simples , claras e bem objetivas, e apesar disso de modo geral a população acaba não colocando em prática para melhorar sua saúde e qualidade de vida.
    Agradeço muito a DEUS por ter nos meu caminhos pessoas com carater, integridade,seriedade e profissionalismo, pois esse é o diferencial de quem ama o que faz e recebeu o dom para isso.Parabéns ao Dr. e seus amigos que encaram a proffissaõ dessa forma como Dr.Kauffman.Abraço e até segunda.

  • Carlos Belmonte

    A migo Salim, tenho acompanhado diariamente o seu blog e tenho achado em bastante útil. Combine com a Sylvia a divulgação do seu blog durante as suas entrevistas. Isso vai aumentar bastante os acessos. Outra sugestão. Nas tags coloque sempre duas palavras, exemplo: diabete idosos, diabete crianças, e assim por diante, pois facilita a busca principalmente no google.

    Grande abraço,

    Belmonte

  • Baby Bonduki

    Querido Salim
    Fiquei muito feliz ao saber do seu blog e não pude, de maneira alguma, deixar de parabenizá-lo.
    Tenho muito respeito por vc como médico e como pessoa.
    Te admiro muito e tenho muito orgulho em dizer “O Dr Salim é meu primo”.
    Que Deus te abençoe e ilumine sempre o seu caminho.
    Te adoro!!!!
    Beijos
    Baby

    • drsalim

      Obrigado Baby.

  • Celia Sallum

    Dr. Sallim, médico e amigo .
    Mais um canal para poder ouví-lo e aprender com naturalidade e facilidade tudo o que a medicina nos oferece no dia a dia.
    A família agradece.
    Obrigado e sucesso !
    Celia Sallum e Sergio ( ouvintes assíduos da JP )

  • rosana bellinazzi

    Bom dia,Dr.Sallin.
    Tenho uma escamaçao,so no pe esquerdo,tenho meu açucar controlado.
    Meu pe esquerdo fica com peles descascando,seca.
    Nao tenho acido urico.
    O senhor saberia dizer oque ocorre com o pe?
    Agradeço desde ja,
    Rosana Bellinazzi,Cotia

    • drsalim

      Dona Rosana.
      Se a sra diz ter o açúcar controlado me parece que a senhora é diabética.
      Assim sendo, existem várias causas para pele seca e descamativa num local específico do corpo, principalmente nos pés sendo uma delas e bastante comum a neuropatia diabética. Nossos nervos periféricos também são responsáveis pela umidificação e consistência da nossa pele. Por isso a neuropatia periférica pode tornar nossa pele ressecada e descamativa. Procure seu médico para diagnosticar adequadamente e orientá-la