Navegação de Posts

Qual o volume de sangue normal na menstruação?

Não é raro atendermos no consultório jovens mulheres, adultas com diagnóstico de anemia por defisciência de ferro. Quando isso ocorre, é nossa função esclarecer o motivo pelo qual essa anemia ocorreu e uma das causas mais comuns é por perda excessiva de sangue nas menstruações, também chamado hiperfluxo menstrual. O volume normal de uma menstruação varia de mulher para mulher, o intervalo entre as menstruações também variam. Dificilmente as mulheres terão condições de avaliar com outras qual o fluxo menstrual normal. Mesmo quando tal pergunta é feita ao ginecologista, nem sempre ele consegue caracterizar se aquele fluxo, sua duração e seu intervalo são normais para aquela mulher. Existem casos que o hiperfluxo é evidente que o diagnóstico é fácil, com saída de coágulos no absorvente, troca de grande número de absorventes por dia, fluxo menstrual que duram mais de 5 dias e intervalos entre as menstruações bem menores que os 28 dias costumeiros.

Como clínico e médico de família, minha preocupação com hiperfluxo menstrual, é quando ele é suficiente para levar a mulher ter anemia por defisciência de ferro por perda exagerada de sangue.

Então, toda mulher com anemia sempre deve ficar atenta ao seu fluxo menstrual.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Sarah

    é q todo final de menstruação, só fica saindo mancha marrom e pouquíssimo sangue. E fica enrolando pra acabar (2 a 4 dias), então ñ sei se isso é normal ou não. Só queria saber mais