O voto é opcional mas muitos idosos com mais de 70 anos fazem questão de votar

Hoje é dia de eleição. O voto é obrigatório para quem tem de 16 a 70 anos. Depois de 70 anos, é opcional.

Mesmo assim, muitos idosos com mais de 70 não abrem mão de comparecer e depositar o seu voto. Arranjam carona com seus filhos e netos, os que tem dificuldades para andar também conseguem apoio. Meu pai, por exemplo,  que faleceu com 98 anos de idade,  até os 96 fez  questão absoluta  de votar. Sempre se informando e analisando as propostas dos candidatos e votando conscientemente para tentar tornar o Brasil um país melhor em todos os campos.

Para facilitar a votação, é sempre é bom levar um papel com o nome e número dos candidatos. A tão  falada cola. Isso vale para jovens e velhos.

Uma informação que pode ajudar em casos parecidos.  Na última sexta-feira, o programa  “Jornal Jovem Pan” contou com a participação da Assessora- Chefe de Comunicação do TRE-SP , Eliana Passareli, respondendo a diversas dúvidas dos ouvintes.

Cléa, da Vila Vera SP perguntou:

Um eleitor de 65 anos, acometido recentemente do mal de Alzheimer e com sérios prejuizos para reconhecer, ler ou escrever.
Como deve proceder?

Eliana Passareli orientou;   Nesse caso. se ele não tiver condição de votar tem que justificar e ele pode procurar o Cartório depois e levar ao conhecimento do

Juiz eleitoral para pedir uma isenção eleitoral.


Publicidade
Publicidade
Publicidade

36 ideias sobre “O voto é opcional mas muitos idosos com mais de 70 anos fazem questão de votar

  1. Eu acho que os nossos idosos não deveriam perder o tempo deles votando nesses ladrões que só querem roubar e si beneficiarem com as suas aposentadorias, pois o idoso que vota nesses caras de pau está ao mesmo tempo até sem querer permitindo até abrindo brechas pra esses ladrões roubarem suas aposentadorias. pois um dia quando eu tiver a idade deles idosos hoje, eu não vou votar e nem perderei o meu tempo com isso, irei preferir escutar músicas antigas e ler um livro e sentar na minha cadeira de balanço como todo idoso tradicional faz.

    • David, obrigada por seu comentário. Mas,infelizmente,essa consciência de escolher conscientemente o político íntegro,que efetivamente trabalha para o bem comum, existe em pouquíssimos eleitores inclusive nos mais jovens. A maioria não consegue se lembrar do nome do candidato em quem votou.Então,quando você sempre votou com consciência, apesar do desânimo e da revolta com a maioria dos políticos do país, essa vontade de que finalmente aconteça um milagre com o seu voto, não desaparece nunca.

  2. ROLA NA NET:
    APOSENTADOS, PENSIONISTAS, PROFESSORES, MILITARES, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS – ESCRAVIZADOS E HUMILHADOS – VÃO “FERIR DE MORTE POLÍTICA” O CORAÇÃO DOS CARRASCOS CORRUPTOS: AS URNAS.
    NÃO TEMOS OUTRA SAÍDA DEMOCRÁTICA. TEMOS QUE COMEÇAR A ATROPELAR OS BANDIDOS PELAS URNAS, DESTA FORMA: CONCENTRAR VOTOS NA OPOSIÇÃO – INDEPENDENTE DE PARTIDO.
    É UM CAMINHO MAIS CURTO E MAIS SEGURO DO QUE ANULAR VOTOS OU ESPERAR QUE A SOLUÇÃO VENHA COM A CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA. AFINAL, HÁ MUITO TEMPO, PESSOAS CONSCIENTES ANULAM VOTOS, MAS O QUE TEMOS É: BANDIDOS CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DE SEREM DONOS DO BRASIL.
    ADEMAIS, PRECISAMOS “CORRER CONTRA O TEMPO” POR CAUSA DAS BOLSAS-VOTOS. PERCEBERAM? ENQUANTO DESENVOLVE-SE A CULTURA DO VOTO NULO, POLÍTICO MAL INTENCIONADO, MAIS RAPIDAMENTE, COM O NOSSO DINHEIRO, IMPLANTA A SUA CULTURA. NÓS VAMOS PERDER!!!
    PRECISAMOS, EM ALGUNS CASOS, UTILIZAR AS ARMAS DOS BANDIDOS. “VAMOS APRONTAR UM ZARALHO NAS URNAS” PARA GANHAR TEMPO, NOS APROVEITAR DA SITUAÇÃO E CRIAR ESTRATÉGIAS.
    É exatamente assim que os canalhas “se dão bem” com o poder judiciário no Brasil.
    NÃO SE ESQUEÇAM:
    1) OS ÚLTIMOS GOVERNOS ACABARAM COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, OS POLÍTICOS ORA NO PODER QUEREM UM POVO “ABESTADO”, COMO DIZ O TIRIRICA, PARA MELHOR APROVEITAREM-SE DA NOSSA RIQUEZA E DO DINHEIRO PÚBLICO. PARA ISSO, O PRIMEIRO CAMINHO É DIZER QUE VALORIZA A ESCOLA E DESVALORIZAR O PROFESSOR. É UMA ESTRATÉGIA DIABÓLICA. O ALUNO ESTÁ SENDO ENGANADO E SERÁ UM ADULTO ESCRAVIZADO PELAS “BOLSAS-MISÉRIAS-VOTOS”.
    NÃO ESXISTE VALORIZAÇÃO DA ESCOLA COM PROFESSOR ESCRAVIZADO!
    OUTRA ESTRATÉGIA DIABÓLICA PARA CONSUMAR A LESA À PÁTRIA É GASTAR MILHÕES DO ERÁRIO COM PROPAGANDAS MENTIROSAS E INSTITUTOS DE PESQUISA CHAPA-BRANCA.
    2) O GOVERNO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E COLIGADOS ESTÃO ESCRAVIZANDO TRABALHADORES, FUNCIONÁRIOS E APOSENTADOS PARA MANTER O PODER A QUALQUER PREÇO, COM UMA ESTRATÉGIA DIABOLICAMENTE ARTICULADA.
    ALGUMAS CATEGORIAS, “AMIGOS DE CONFIANÇA DO REI”, QUE OCUPAM CARGOS CONTROLADOS PELO PARTIDO, GANHAM ”RIOS DE DINHEIRO”.
    OS TRABALHADORES E APOSENTADOS: ESCRAVIZADOS, MISERÁVEIS, HUMILHADOS E ENDIVIDADOS NÃO VÃO PERMITIR – A PARTIR DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES – QUE OS “TUMORES CANCERÍGENOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA” SAIAM SE REPRODUZINDO E ESPALHANDO MAIS FILHOTES PELO BRASIL AFORA.
    AINDA HÁ TEMPO PARA SALVAR AS CRIANÇAS DA ESCRAVIDÃO.
    OS NOSSOS FILHOS E NETOS SERÃO ESCRAVIZADOS PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT – PARA MANTER A CORRUPÇÃO E ENRIQUECER BANDIDOS E POLÍTICOS.
    É ISSO QUE VOCÊ QUER PARA A SUA FAMÍLIA??? FILHOS E NETOS???
    Expressão de pensamento retirada de textos do movimento: “A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” que gira na net.
    VAMOS COMEÇAR A VENCER O CÂNCAR QUE DESTRÓI O BRASIL, JÁ NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

    • Querida Nilda, não percas tempo em votar nesses políticos desonestos. Aproveite o domingo brincando com os netinhos, abraçando seus queridos filhos, cunhados e vizinhos. Eles não merecem seu voto. Um grande abraço

  3. e se o idoso quer votar, mas pela idade tem problemas com visão, e tbm as vezes não entende com funciona, alguém da família pode acompanhar- lo até a urna e mostra os botão, ou até digita-los por ele?

    • Sim, pode: Res. TSE 23.376, Art. 56. § 1º O Presidente da Mesa Receptora de Votos, verificando ser imprescindível que o eleitor com necessidades especiais seja auxiliado por pessoa de sua confiança para votar, autorizará o ingresso dessa segunda pessoa, com o eleitor, na cabina, podendo esta, inclusive, digitar os números na urna.
      § 2º A pessoa que auxiliará o eleitor com necessidades especiais não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.

  4. O voto popular não deveria ser obrigatório. Dizem que votar é exercer o direito de cidadania. E onde fica o meu direito de cidadão em não querer votar?! Em quatro anos (se estiver vivo), vou completar setenta anos, e com certeza nunca mais vou votar.

    • Você precisa valorizar o voto e tentar um futuro melhor, se todos pensassem assim o que seria desse país? Valorize a democracia que temos.Você faz toda a diferença, seja um cidadão consciente.

  5. Eu nunca votei em ninguém (sempre anulei), como represália à obrigatoriedade de votar (se é um “direito”, como dizem os legistas (???!!!)… eu votaria se quisesse, mas não não é assim que funciona (sic). Agora, a partir dos meus 70 anos, eu NUNCA MAIS votarei; a não ser, talvez, se acabarem com a obrigatoriedade do “meu direito”.

  6. OLHA,DESCULPE ME POR SER SINCERO. MAS ESTES IDOSOS DEVERIAM É ACHARA UMA COISA MAIS ÚTIL PRA FAZER. JÁ FIZERAM BASTANTE ESTRAGOS QUANDO JOVEM. TANTO É QUE O BRASIL SEMPRE FOI UMA MERDAH(DESCULPEME PELAS PALAVRAS CHULAS ) E ESTES IDOSOS NÃO SABE NEM PRA QUE SERVEO VOTO !!!

  7. Eu gosto muito de votar mas hoje sinto vergonha dos nossos representante,pois eles só trabalhão para seus benefícios e de suas família,nos Maranhense temos ezempro da família Sarney estão todos ricos e muito ricos pae,filhos, netos,birnetos,escancha,neto,e assim por diante e muito DINHEIRO. São milhares de firma que eles tens,mas ninguem fiscaliza,pos todos tens medo de ficalizar, OBRIGADO.Eu agora so vou justificar meu titulo de ELEITOR.

  8. Exercer a cidadania no sosso país, seria também poder votar em políticos considerados acima de quaisquer suspeitas, mas como fazer isso, se, infelizmente, a grande maioria deles é corrupta e só se interessam de defender causas de interesses pessoais?! Como votar se não há nenhum candidato que mereça, de verdade, ser um representante nosso como: Vereador, Prefeito Municipal, Governador, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador ou Presidente da República? Como votar se não existe o candidato ideal? Existem sim, aliás, sempre existiram os ‘Menos piores’.
    O dia em que a população tiver cultura e memória política, ‘de verdade’, ah!… a coisa tenderá a dar sinal de melhora.
    Graças a Deus e felizmente, completei 70 anos em julho/14, não serei mais forçado a voltar!
    É bom que os jovens eleitores saibam que, em termos de corrupção e as demais safadezas de toda a ordem, não existe nenhum partido político que salve, basta que ele esteja no poder para que os seus políticos venham a colocar as ‘mãos na massa’.
    O interessante é que eles, os políticos têm um perfeito conhecimento de todas as necessidades da população, tais como: saneamento básico, meio ambiente, transportes, educação, saúde, segurança, empregos, mas quando chegam lá… são acometidos pela amnésia estratégica. Só ‘trabalham’ com objetivos corporativos, para maior alcance do poder, etc.
    Atualmente, o PT é a bola da vez. Todos os demais partidos políticos ai existentes, possuem, no seu todo, mais ou menos, em torno de 99% de políticos corruptos.
    E tem mais: Atualmente a mídia está mais atuante e mais veloz na divulgação das notícias, de um modo geral… Ainda bem!
    Imaginem todos vocês quantas e quantas podridões, roubalheiras, e tudo o mais de acontecimentos nefastos ficaram por ‘baixo do tapete’?
    E tenho dito.
    Mílton Campos.

  9. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos até os 70 e facultarivo para os maiores de 16 até os 18 anos, e não como foi dito anteriormente. Quem tem 70 anos completos, ou seja, 70 anos e um dia, não é mais obrigatório o voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>