Superstições do Reveillon!

No reveillon, por menos que a gente queira , as superstições acabam aparecendo para que o ano novo traga sorte, saúde e prosperidade. Como diz o ditado espanhol – Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay-.
A professora Maria do Rosário Tavares de Lima é pesquisadora da cultura e falou sobre algumas das tradições mais comuns.

Vamos começar pelo tom da roupa. Cada cor é simbólica e tem seu significado.

reprodução

A preferida é o  branco,  influência de umbanda e candomblé.   Muita gente vai à praia exclusivamente para homenagear Iemanjá.  Outros costumam pular três ou sete ondas, números mágicos que trazem felicidade. Hoje em dia, muita gente já está misturando outras cores ao branco.

Amarelo – reperesenta o ouro 

Verde-   homenagem a natureza- prosperidade.

Azul- bonança e tranquilidade

Cores escuras como marrom, preto e triste e neutro cinza devem ser evitadas no reveillon. 

Alimentos que não se deve  comer na passagem do ano.

reprodução

 

Devem ser evitadas as aves porque voam e a felicidade voará da sua casa junto com ela seja perú ou  chester.

A professora Maria do Rosário comenta que existem muitas pessoas que dão risada de tudo  isso, comem um belo chester ou perú e na primeira contrariedade inconscientemente pensam- deve ter sido o chester! 

 

Para ter prosperidade

Louro- a tradição manda colocar uma folha de louro na carteira -  chama dinheiro. Também no tempero da comida é bom colocar uma folha de louro no arroz. tem gente que faz isso o ano todo.

Romã -  traz felicidade pela produção enorme de sementes. No primeiro dia do ano, coloque uma semente de romã, na primeira panela de arroz que se fizer  e uma semente na carteira onde deverá ficar o ano todo sendo substituída no ano seguinte. Quando isso acontecer jogas a semente antiga na terra. 

Um feliz 2011 repleto de saúde, paz e muito amor!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Ariane

    Minha avó dizia que quando uma coisa sai errada na virada do ano é sinal de boa sorte para o ano que se inicia. Essa superstição realmente existe?

    • Du Gomes

      Ariane,

      Com certeza poderá significar boa sorte, se assim pensar. Lembre-se que somos o que acreditamos. Quando se tem pensamentos e atitudes positivas, principalmente diante de fatos negativos que acontecem na vida, a boa sorte nos sorrirá. A sua vó possui uma sapiência que não vem das superstições e, sim, das escolhas que fez. Até.

      PS: Que Deus proteja a grande mulher e pesquisadora Maria do Rosário.