Giardia atinge cães de todas as idades

Se seu cão vem apresentando um desagradável quadro de pastosas de odor fétido, vômitos, perda de peso e ainda, em alguns casos, desidratação, atenção, ele pode estar infectado pelo protozoário Giardia duodenalis, o parasita causador da Giardíase Canina. A atinge cães de todas as idades, mas apresenta quadros mais severos em filhotes, em alguns casos levando o animal a .

Segundo levantamento realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, das 871 amostras de fezes de cães coletadas, 12,74% apresentaram ocorrência da Giardíase, porém estes valores podem ser superiores uma vez que a maioria dos cães infectados não apresenta , representando assim um grande tanto para os proprietários quanto para os médicos veterinários.

Por ser considerada uma , ou seja, uma doença naturalmente transmissível dos animais para o homem, a doença coloca em também a saúde das pessoas, principalmente as crianças.Tanto em cães quanto em humanos, a Giardíase é resultado da ingestão acidental de cistos presentes nas fezes, nos alimentos contaminados ou até mesmo na água.

Após a ingestão, o protozoário inicia o seu parasitismo aderindo-se à parede do intestino delgado, onde provoca uma série de distúrbios relacionados à digestão e absorção de nutrientes, resultando em desordens no trânsito gastrintestinal. Em cães, é comum que a infecção ocorra em parques, praças, num simples passeio pela rua ou mesmo no banho e tosa e em hotéis.

Os animais doentes devem ser tratados com o uso de específicos, sob orientação de um médico veterinário. No entanto, o não é garantia de que o animal esteja livre de novas infecções, uma vez que o cão, imediatamente após o término da terapia, pode infectar-se novamente, vindo a manifestar toda sintomatologia clínica característica da Giardíase Canina.

“Isso acontece porque o tratamento não tem nenhum efeito residual, isto é, uma vez que o principio ativo da medicação seja eliminado pelo organismo, o cão estará novamente sujeito a novas infecções”, esclarece o Médico Veterinário Frederico Grigoletto, Gerente de Produto do fabricante da GiardiaVax, vacina disponível para proteger os cães contra a parasitose.

A vacina, que está disponível em clínicas veterinárias de todo o Brasil, confere proteção contra a doença por 1 ano. “A prevenção contra a Giardíase Canina deve levar em consideração dois aspectos básicos: em primeiro lugar, a vacinação dos cães com GiardiaVax, que impedirá que o animal fique doente; paralelamente, também devem ser adotadas boas práticas sanitárias, como por exemplo, o consumo apenas de água filtrada ou fervida e a manutenção das condições de higiene nos locais onde os cães vivem ou freqüentam”, orienta Frederico.

Fonte: Animalivre
Autor: Vininha F. Carvalho
Link: www.animalivre.com.br
Imagem: Ilustração/Divulgação
Newsletter PetRede
Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet
Publicado em na categoria Animalivre com as tags , , , , , , , , , , . Salve nos seus favoritos o link permanente.

Vininha F. Carvalho

Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista, atuando como defensora do direito dos animais.

http://www.animalivre.com.br

Newsletter PetRede

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade