Tráfico de animais no Brasil: primatas também são vítimas

Quando se fala em tráfico de fauna no Brasil, imediatamente se pensa em aves. Afinal, elas representam mais de 80% dos animais vítimas dessa atividade criminosa. Outro grupo bastante explorado é o dos pequenos , que incluem macacos-prego, micos e saguis.

“Neste sábado, dia 06 de outubro de 2012, por volta das 14h, policiais militares ambientais localizaram um que estava em na cidade de Sertanópolis, no norte do .

Macaco-prego apreendido no Paraná / Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental

Uma denúncia anônima levou os policiais militares ambientais à casa localizada na rua Amazonas, área urbana da cidade, onde o animal silvestre estava sendo criado em um viveiro no quintal.

Viveiro onde estava o macaco / Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental

Foi localizada uma adolescente de 17 anos de idade que relatou que o animal era mantido por seu Amasio, de 22 anos de idade, que não estava na residência. A jovem desconhecia a origem do animal.” – texto da matéria “Polícia ambiental resgata macaco-prego que era mantido em cativeiro”, publicada em 8 de outubro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

“Apesar da redução do comércio legal de primatas, o ilegal continua e estes ainda são retirados em número significativo em relação ao tamanho de suas populações naturais. Mesmo um pequeno comércio vai afetar populações raras, vulneráveis ou ameaçadas, que sofrem também com a perda e a alteração do habitat.” – texto do 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Vida Silvestre publicado pela ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas)

Esse tipo de cena ainda é bastante comum / Foto: Divulgação SOS Fauna

- Leia a matéria completa da Anda
- Conheça a Renctas

Imagens: Ilustração/Divulgação/Reprodução/Internet
Publicado em na categoria Fauna News com as tags , , , , , , . Salve nos seus favoritos o link permanente.

Fauna News

O FAUNA NEWS é um blog especializado no combate ao tráfico de animais silvestres e na conservação da fauna. Dimas Marques, jornalista especializado na área ambiental, seleciona e comenta as principais notícias e reportagens publicadas na grande imprensa sobre esses temas. Acompanhe e participe dessa luta também pelo Facebook e pelo Twitter (@FaunaNews).

http://faunanews.blogspot.com/

Newsletter PetRede

Comentários:

  • suely bischoff machado de oliv

    Olá.Bom dia.É inadmissível o que estes traficantes fazem.Imagina só o sofrimento destes primatas ao serem capturados e trancados em jaulas.O s animais silvestres devem viver em seus habitats e serem respeitados.Mas quem é traficante tem seus compradores,não é?Então a policia deveria focar nos compradores,não é?Fico indignada ao ver coisas assim.Estes primatas e outros animais e emplumadinhos, podem morrer de tristeza.

Publicidade
Publicidade
Publicidade